LIÇÃO 10: SUBSTANTIVOS

Nesta breve lição, discutiremos alguns pontos importantes a respeito dos substantivos, as palavras básicas de qualquer idioma.

10.1. A DEFINIÇÃO DE “SUBSTANTIVO”

De acordo com o dicionário Houaiss, substantivo é a “classe de palavras com que se denominam os seres, animados ou inanimados, concretos ou abstratos, os estados, as qualidades, as ações.” Geralmente, os substantivos são a coisa mais fácil de aprender quando se está estudando uma língua estrangeira. A parte complicada é saber o que é considerado um substantivo em outro idioma, ou seja, será mais difícil aprendê-los em japonês, porque não será possível estabelecer uma relação cognata, como você faria se estivesse estudando espanhol ou inglês, por exemplo. No entanto, se você também estuda inglês, as coisas devem se tornar mais fáceis já que há uma abundância de palavras emprestadas no japonês. Vejamos como os substantivos são divididos na língua japonesa:

I. Substantivo próprio [ 「こゆうめいし」 (固有名詞)]: é a palavra que denomina um ser único, específico, diferenciando-o do restante do grupo. Aqui se incluem nomes de lugares e pessoas. Vejamos alguns dos mais comuns:

01

II. Substantivo comum [ 「ふつうめいし」 (普通名詞)]: é a palavra que designa ou nomeia um grupo geral de objetos, animais, plantas ou quaisquer outros seres vivos ou não, os quais possuem as mesmas características.

02

III. Numeral [ 「すうし」 (数詞)]: é a palavra que expressa quantidades, frações, múltiplos, ordem;

IV. Substantivo formal [ 「けいしきめいし」 (形式名詞)]: funciona como substantivo genérico e nominalizador. Expressa significado pragmático, em vez de significado lexical. O mais frequentemente citado é 「わけ」 (訳), cujo significado é “razão”, mas em conversas funciona quase que exclusivamente com sentido pragmático, indicando que o falante tem conhecimento / experiência de algo que o ouvinte não tem acesso. É usado em situações como convencer alguém, argumentar e contar histórias.

Se não entendeu bem devido à palavra “pragmática”, observemos a sua definição:

PRAGMÁTICA: parte da linguística que estuda como os enunciados comunicam significados diferentes num contexto (p.ex.: o enunciado “você sabe que horas são?” pode ser interpretado como um pedido de informação, como um convite a que alguém se retire etc.). (Dicionários Aulete e Houaiss)

Trocando em miúdos, embora 「わけ」 signifique por si mesmo “razão”, é comumente usado de maneira pragmática e, neste caso, seu sentido dependerá do contexto.

10.2. PLURALIZAÇÃO

A forma plural [「ふくすうけい」(複数形)] é um pouco irrelevante, porque na língua japonesa os substantivos podem ser tanto singular quanto plural dependendo do contexto. Entretanto, há alguns meios para se expressar “plural”, embora infelizmente não possam ser aplicados a todos os casos, indiscriminadamente.

O primeiro meio que veremos é expressar uma noção de conjunto através do sufixo 「たち」(達), praticamente restrito à pessoas e animais:

子供 (こども) = criança → 子供達 (こどもたち) = crianças

犬 (いぬ) = cachorro → 犬達 (いぬたち) = cachorros

男 (おとこ) = homem → 男達 (おとこたち) = homens

Outro uso comum de 「たち」 é adicioná-lo ao nome de alguém para indicar essa pessoa juntamente com o seu grupo:

セイヤ達 (セイヤたち) = Seiya e os demais (enfatizando Seiya, mas considerando os outros Cavaleiros de bronze que o acompanham).

Em linhas gerais, essa forma de pluralização não é usada para substantivos materiais (leite, manteiga, etc), nome próprio (Japão, América, etc), ou substantivos abstratos (bondade, paz, etc.). É claro: conte sempre com as exceções.

Além de 「たち」(達), na linguagem casual também é possível usar o sufixo 「ら」(等). Entretanto, sua utilização é muito restrita e depende da sentença e do falante. O uso mais comum para 「ら」 é após os pronomes “Eu”, “Ele” (lição 11), ou palavras como 「こども」 ou 「おや」 (em algumas regiões).

Outro sufixo que dá noção de pluralidade é 「がた」(方). Ele pode ser usado como pluralizador honorífico para o pronome 「あなた」 (lição 11) e também pode ser anexado a um número bem restrito de substantivos, como「先生」.

Algumas palavras nativas podem ser pluralizadas ao serem repetidas através do uso do sinal 「々」. Perceba que a palavra repetida tem seu primeiro fonema vozeado para tornar a pronúncia mais fluente:

花々(はなばな) = flores

人々(ひとびと)= pessoas

所々(ところどころ)= lugares

Estas palavras são plural, sem número definido / quantidade.

10.3. GÊNERO E ARTIGO

A palavra “gênero” em linguística refere-se à distinção de palavras a partir de contrastes como masculino/feminino. Por exemplo, em português temos “A mesa”, “O lápis”, etc. Entretanto, em japonês não há esse tipo de distinção;  “a mesa” e “o lápis” são iguais em termos gramaticais. Em outras palavras, os japoneses diriam tão somente “lápis” ou “mesa”.

Com isso, convém mencionar também, que na língua japonesa não há artigo definido ou indefinido.  A palavra “estudante” 「がくせい」 (学生), por exemplo, pode tanto se referir a um estudante do sexo masculino como do sexo feminino.

image

De fato, 「ねこ」 (猫) em si significa gato ou gata, mas podemos fazer uma “gambiarra”, isto é, usar algum elemento que nos possibilite especificar o gênero. Dentre as possibilidades, para animais, podemos usar os substantivos 「おす」 (雄) para macho ou 「めす」 (雌) para fêmea:

おす(の)ねこ = gato

めす(の)ねこ = gata

É claro que a necessidade de se usar outros elementos para indicar gênero não se aplica a todos os casos. Como em todas as línguas, há substantivos específicos, como homem ou mulher, irmão ou irmã, etc.

NOTA: Não se preocupe em saber por enquanto o que significa o 「の」 que há entre os substantivos. Conheceremos sua finalidade na lição 19.

Acesse nosso canal no Youtube, nossas redes sociais e demais links do projeto Ganbarou Ze!. Ajude a divulgar o projeto e, se desejar, você pode fazer uma doação pelo Pagseguro.

Link do Blog Ganbarou Ze!

Acesse as referências bibliográficas aqui.