Neste suplemento disponibilizamos os Kanjis cobrados no JLPT divididos por nível. Cada Kanji é apresentado com seu traçado, significado e leituras, conforme o exemplo a seguir:
Nós usamos a divisão por nível apresentada pelo programa “ZKANJI”. Com relação ao significado, nós nos baseamos na fornecida por Wladimir Mendes de Carvalho.
Os Kanjis são disponibilizados por meio do Google Docs. Você poderá baixar os arquivos, e é possível “copiar e colar” através do Google Chrome. Seguem as listas:
Disponibilizamos uma lista de um pouco mais de 1.000 palavras, nas quais constam os Kanjis de uso diário. Essa lista tem apenas o objetivo de desenvolver uma memória visual dos ideogramas. Sendo assim, se você aprender a escrever essas palavras, terá aprendido a escrever todos os Kanjis mais importantes. Acesse a lista clicando aqui.
Em dezembro de 2023 lançamos a página com os Kanjis, suas leituras e palavras para cada leitura. Ainda está em fase inicial e pretendemos traduzir as palavras de exemplo. Acesse clicando aqui.
Sugerimos que você use este suplemento em conjunto com o “Dicionário Ganbarou Ze!”, para que possa criar filtros como desejar e assim aprender os Kanjis por meio de palavras. É possível também fazer filtro de Kanjis e palavras com a versão 0.1.0 (beta) do Zkanji (em inglês).
Você também pode aprender Kanjis pelas partes que compõem determinado Kanji. Para tanto, pode utilizar o “Tagaini Jisho”, que possui essa função:
Outra ferramenta para isso é o site “Jiten On”:
Nós disponibilizamos a nossa “Decomposição de Kanjis”, que pode ser acessada aqui. Os Kanjis estão divididos por nível do teste de proficiência e você notará que alguns Kanjis possuem entre parênteses no campo “JLPT” um número ou uma barra. Veja:
O número entre parênteses indica o nível REAL do JLPT ao qual pertence o Kanji em questão. Entretanto, como ele faz parte de algum Kanji de nível inferior, ele é abordado de forma antecipada para que as decomposições façam sentido. Já os Kanjis com barra são aqueles fora do Jouyou Kanji, podendo até ser um ideograma antigo ou usado apenas na China, mas também são peças constituintes dos Kanjis cobrados no JLPT. Como o projeto foi lançado recentemente, caso encontre alguma informação errada, entre em contato conosco, por favor.
Segundo este interessante artigo (clique aqui), “escrever com as mãos ajuda tanto crianças quanto adultos a aprenderem mais e memorizarem melhor”. Então, não abandone a escrita à mão de Kanjis!! Não use somente aplicativos! Assim, você estará se protegendo da “amnésia de caracteres”, fenômeno abordado no tópico 5 da lição 5. Recomendamos também:
➩ Baixar e imprimir folhas para treinar a escrita de Kanjis. Clique aqui;
➩ Se não quiser gastar papel para treinar a escrita à mão, você pode adquirir uma “lousa mágica” (convencional ou LCD).
Não deixe de mandar suas sugestões para que possamos aprimorar este suplemento!